Powered By Blogger

30 julho 2007

Investimento de US$ 2,2 milhões
feito no ano passado possibilitou a construção de um novo prédio e o desenvolvimento de projetos voltados à comunidade Linux
A IBM Brasil anuncia os resultados obtidos com o investimento de US$ 2,2 milhões feito no ano passado no seu Centro de Tecnologia Linux (LTC). A empresa obteve o registro de 6 patentes na área de Linux em processador Cell, contribuindo para a inovação, pesquisa e desenvolvimento em Open Standard; e desenvolveu dois grandes projetos:
- Versão 2 do IBM Instalation Toolkit for Linux on Power: kit de instalação do sistema operacional Linux em servidores de arquitetura Power. A versão 2 permite a instalação do Linux remotamente, pela rede, e possui novas funcionalidades, como ferramenta de atualização de firmware e particionamento de disco.
- Versão 2.1 do SDK: ferramenta de desenvolvimento de aplicações para Linux em processador Cell. Este desenvolvimento foi feito em parceria com os LTCs de Austin, nos Estados Unidos, e de Boeblingen, na Alemanha.
Ambas as versões estão disponíveis no Portal de Tecnologia da IBM DeveloperWorks: www-03.ibm.com/developerworks.
Além destes projetos, o LTC Brasil também desenvolveu recentemente: o Bugzilla, ferramenta que registra falhas de programas; o IIOSB, ferramenta de código aberto à comunidade de software com a mesma característica que funciona como portal para hospedar projetos de plataforma aberta; e uma terceira ferramenta, para controle de qualidade na detecção de erros de programas.
Maior colaboração entre IBM e Unicamp
O primeiro Centro de Tecnologia Linux brasileiro foi construído no campus da Unicamp, em 2004. Como parte de uma parceria entre a universidade e a IBM, pesquisadores da Unicamp colaboram com os cientistas em computação da IBM no Brasil para ajudar a treinar os recém-graduados no Instituto de Computação da universidade. A IBM, por sua vez, contribui com equipamentos e softwares para laboratórios, bolsas de estudo para alunos e com profissionais para ajudar a gerenciar o desenvolvimento dos projetos.
Este ano, a IBM passou a contribuir com a realização de workshops para alunos da Unicamp, nos quais traz profissionais de fora para apresentar temas relacionados ao Kernel de Linux e Linux em plataforma Cell e Power. Já foram realizados 4 workshops.
Projetos em andamento
A equipe do LTC Brasil pretende continuar a concentrar seu foco em três grandes áreas: desenvolvimento de Linux para Plataforma Power, Cell e na infra-estrutura e testes do LTC. Hoje, estão trabalhando no desenvolvimento de ferramentas GDB e Frysk para correção de falhas em Linux e na construção de builds (distribuições Linux certificadas em equipamentos IBM) para plataforma Power 6. Esta plataforma acaba de ser anunciada pela IBM.
O LTC
O Centro de Tecnologia Linux da IBM é uma organização mundial com equipes em aproximadamente 40 localidades e sua expansão inclui o Centro de Integração Linux da IBM, os Centros de Inovação Linux da IBM e os Centros de Competência Linux da IBM, que ajudam os clientes a converter aplicativos para uso do padrão aberto.
No Brasil, o LTC aumentou sua força de trabalho em quase 400% nos últimos meses. Em janeiro de 2006 o LTC Brasil tinha 12 funcionários e, hoje, conta com 59 profissionais. O novo prédio, erguido em 2006, agora hospeda e monitora os equipamentos de infra-estrutura que atendem os LTCs de todo o mundo - sistema que antes era monitorado pelas unidades da Índia e EUA. Com isto, o LTC da IBM Brasil se mantém como um dos cinco maiores centros de desenvolvimento do sistema Linux em todo o mundo.

Nenhum comentário: