Powered By Blogger

08 maio 2007

A tese “Construindo um novo Brasil” afirma, em seu parágrafo 119 que foi um “erro dar ao partido a responsabilidade de compor politicamente o governo, preenchendo com outros partidos os cargos da administração pública”. Nos debates realizados até agora os representantes da tese têm reafirmado o mea-culpa. Segundo a tese “A responsabilidade pela composição política de um governo deve ser do próprio governo, pois nem sempre os interesses do partido coincidem com os da administração”.

Incoerência
A mesma tese “Construindo um novo Brasil”, em seu parágrafo 131, afirma que “A democracia interna do PT pressupõe que as direções sejam formadas a partir da proporção de votos obtidos pelas chapas concorrentes, que são inscritas juntamente com suas teses, que refletem suas idéias e propostas. No PT, não há brecha legal para que qualquer pessoa, seja um militante do movimento social, um ministro de Estado, governador ou parlamentar, participe da direção partidária sem passar por esse processo.” Para, em seguida, propor que nas eleições dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética, os membros seriam eleitos individualmente e não mais por chapas vinculadas à direção”. Nos debates acompanhados por esta coluna, nenhum representante da tese esclareceu a confusão.

Corregedoria ou...
As teses “A esperança e vermelha”, “Mensagem ao Partido: O PT e a revolução democrática” e “Um novo rumo para o PT” propõem a criação de uma “corregedoria com poderes para investigar atos dos militantes petistas”. Já a tese “Construindo um novo Brasil” afirma que a “Comissão de Ética incorporaria também a ouvidoria do partido e receberia uma estrutura adequada, para funcionar nos moldes de uma “corregedoria”. Parece que a herança stalinista ainda não foi suficiente superada pelos autores dessas idéias.

Democracia e transparência
A tese “PT de Lutas e de Massas Solidário e Socialista” em seu parágrafo 101, afirma que “devemos avançar na transparência das ações das nossas direções, em todos os níveis (zonal, municipal, estadual e nacional). Isto quer dizer maior aproximação com a nossa militância, com nossos filiados; reativar e reforçar canais de diálogo, de participação, de prestação de contas dos atos dos dirigentes”. A mesma tese, no parágrafo 123 afirma ainda que “o Partido pode sim definir conselhos de atuação em diferentes áreas (financeira, política, organizativa), em que os membros sejam delegados de forma consensual para esta finalidade mas sempre submetendo decisões ao conjunto e prestando conta dos seus atos a todo instante”. Os autores da tese acham que, agindo assim, não vai haver necessidade de uma polícia partidária (a tal corregedoria) para vigiar ninguém. Para a tese do PTLM, a melhor vigilância é a prática cotidiana da democracia e da transparência.

Acordo à vista
As teses “PT de Lutas e de Massas Solidário e Socialista”, “A esperança é vermelha”, “Redemocratizar o PT, democratizar o Estado e a Sociedade” e “Um novo rumo para o PT” defendem a realização do Processo de Eleições Diretas (PED) em 2007. No debate realizado no DZ Vila Formosa (São Paulo-SP) o representante da tese “Construindo um novo Brasil” afirmou que os defensores de sua tese não são contra a realização do PED neste ano. A tese registrada no site do PT Nacional não toca no assunto.

Desacordo

Em alguns debates foi comum a manifestação discordante de assinantes de algumas teses com parte do texto que assinaram. Um dirigente partidário manifestou claramente seu desacordo com a proposta de “corregedoria” defendida pela tese que ele assinou.

Socialismo e democracia
Desacordo parecido manifestou um militante em relação à defesa do socialismo contida na tese que ele assinou. Para esse militante “as atividades que fazemos nas administrações onde somos governo já representam um avanço socialista”.

Nenhum comentário: